fbpx
Benefícios do maracujá: conheça e saiba como consumir

Benefícios do maracujá: conheça e saiba como consumir

Maracujá: uma fruta que possui diversas vitaminas. Rico em flavonoides, potássio, magnésio e ainda contribui no tratamento de doenças como ansiedade, hiperatividade e insônia.

Este fruto tem diversos tipos: maracujá doce, azedo, roxo e do mato e que se diferem pela cor da casca, da polpa e o sabor. Dele, é possível aproveitar as folhas, flores e a polpa para sucos e chás. A casca por sua vez, pode ser utilizada como farinha e as flores como suplementos em cápsulas.

Vamos elencar alguns benefícios que o maracujá pode proporcionar:

Menos ansiedade e estresse

Devido aos flavonoides presentes em sua composição, os sintomas de ansiedade e estresse diminuem ao serem consumidos. Eles atuam diretamente no sistema nervoso, acalmando e promovendo o relaxamento.

Controle e prevenção do diabetes

Rico em antioxidantes, flavonoides, betacarotenos e antocianinas, o maracujá também ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue e na prevenção do diabetes.

Combate a insônia

As flores e folhas do fruto tem ainda poder sedativo leve que auxilia no sistema nervoso central e combate a insônia, promovendo um sono mais tranquilo e revigorante.

Auxilia na perda de peso

E para quem busca perder peso, saiba que a casca do maracujá é rica em fibras como a pectina, que ajudam a diminuir a velocidade da digestão dos alimentos e ainda contribui diminuindo a fome e facilitando na perda de peso. Esse fruto também tem efeito relaxante e ajuda a combater a compulsão alimentar.

Evita doenças cardiovasculares

O maracujá auxilia na saúde das artérias e impede a formação dos radicais livres, devido ao alto teor de antioxidantes. Ele também previne contra doenças crônicas como infarto, pressão alta, derrame e aterosclerose. Já a polpa e a casca desse fruto promovem a redução e absorção de gordura dos alimentos no intestino, regulando dessa forma, os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Combate a prisão de ventre

Devido à grande quantidade de fibras, esse fruto combate também a prisão de ventre. Além disso, a pectina presente na casca serve como alimento para as bactérias benéficas da flora intestinal, fazendo com que haja o bom funcionamento do intestino.

Previne a flacidez e o envelhecimento precoce

Rico em antioxidantes como as vitaminas A e C, além das antocianinas, protegem as células da pele e previnem a flacidez e o envelhecimento precoce.

O maracujá contém inúmeras vitaminas, que aliados à boa alimentação e exercícios, proporcionam diversos benefícios. Porém, quem possui pressão baixa, precisa ter cuidado ao consumi-lo. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico de confiança.

Escreva um comentário

WhatsApp Fale Conosco