fbpx
Polpa de tamarindo: conheça o benefícios e receitas

Polpa de tamarindo: conheça o benefícios e receitas

O tamarindo é uma fruta tropical com sabor ácido, que apesar de ser africana, tem tudo a ver com o Brasil. A fruta é altamente benéfica para a saúde por ser rico em vitaminas A, C, E do complexo B e minerais.

Ela apresenta muitos nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do organismo, além de ajudar a combater diversas doenças.
Um dos seus benefícios é o efeito que ele possui sobre o intestino estimulando o funcionamento, além de acelerar a digestão por estimular o suco gástrico. Conhecido como um laxante natural ele pode ajudar na regulação do funcionamento intestinal.

Por ser rico em fibras ele sacia a fome, sendo recomendado para contribuir no controle de peso. Ele também pode ser utilizado por pessoas com diabetes porque diminui a absorção de carboidratos que podem ser convertidos em açúcar e isso faz com que não se tenha picos de glicose no sangue.

Um outro benefício do tamarindo é a vitamina C bastante presente que ajuda no crescimento e fortalecimento de cabelos e unhas, assim como a vitamina auxilia na prevenção de doenças inflamatórias.

Bom, esses são alguns benefícios do consumo da polpa do tamarindo incluído nas refeições. Agora vamos apresentas duas receitas para você incluir na sua alimentação.

Molho de tamarindo
Ingredientes:
• 1 polpa de de tamarindo
• 250 ml de leite de coco
• ½ de açúcar
• pimenta do reino
• Sal

Modo de preparo:
Em uma panela adicione a polpa de tamarindo e o leite de coco. Misture muito bem até ficar homogêneo, e cozinhe em fogo médio por alguns minutos.

Acrescente o açúcar e misture para dissolver. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo, até o molho reduzir e ficar um pouco espesso.
Após o passo anterior, é hora de bater tudo no liquidificador! Isto ajudará a que o molho de tamarindo fique mais homogêneo, já que o leite de coco pode talhar.

Retifique o sabor do molho de tamarindo com sal e pimenta, e está pronto a servir! Este molho agridoce pode ser servido com receitas de carne de porco, frango e até peixe. Neste caso cozinhei pedaços de frango na frigideira e juntei o molho.

Geléia de Tamarindo
Ingredientes:
• 5 polpas de tamarindo inteiro
• 700 gramas de açúcar
• 1 pau de canela
• 5 cravos (opcional)
• água

Modo de preparo
Coloque as polpas de tamarindo numa panela e cubra com água. Acrescente o açúcar, a canela e os cravos e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar, mexendo algumas vezes, até espessar no ponto em que você consegue ver bem o fundo da panela. Nesse momento desligue o fogo e deixe esfriar completamente.

Dica: Ponto de geleia: se o doce ficar muito espesso, junte meia xícara de água e mexa até ferver. Se ficar muito mole, cozinhe mais um pouco. Aí é só reservar em um recipiente e degustas com torradas, pães ou como temperos para carnes.

Escreva um comentário

WhatsApp Fale Conosco